23 de jan. de 2021

Um caso de fracasso do comunismo está na origem do Dia de Ação de Graças

Em 1620, um grupo de colonizadores europeus fugia da perseguição religiosa na Europa e ia em direção aos Estados Unidos. Eles fundaram uma colônia no Massachussets, onde eles poderiam não só praticar sua religião em paz, mas também fundar um novo tipo de sociedade, baseada na propriedade coletiva e no "altruismo", uma forma simples de comunismo.

O resultado dessa experiência social foi um desastre, conforme registrado por William Bradford, eleito governador da colônia e uma das mais tradicionais fontes sobre a origem desta data: As pessoas agiam de forma extremamente indolente, sabendo que, independente do quanto trabalhassem, receberiam o mesmo que as outras.

Como resultado, as colheitas foram péssimas e quando o inverno chegou, quase metade dos colonos morreu debilitada pela desnutrição.

Depois disso, eles acharam melhor dividir a terra em propriedades privadas nas quais cada familia trabalharia para prover seu próprio sustento.

No ano seguinte, a colheita foi abundante e os colonos fizeram uma grande festa para comemorar e agradecer a Deus pela fartura. A data passou a ser comemorada desde então e, séculos mais tarde, o presidente Abraham Lincoln a tornou feriado.


Leia mais detalhes da história em:

Matéria no site da TV americana PBS

Artigo sobre o assunto em inglês

0 comentários:

Postar um comentário