24 de jan. de 2021

Como Vernon Smith provou a Lei de Oferta e Demanda em laboratório

O modelo de equilíbrio entre oferta e demanda, tão amplamente aceito pelos economistas ortodoxos, realmente funciona na prática? Vernon Smith acreditava que não, até que em 1956, ele tentou fazer experiências em laboratório para ter certeza e os resultados o deixaram surpreso.

Os primeiros experimentos eram muito simples, ele deu a um grupo de estudantes, chamados de compradores, cartões que lhes diziam o valor que eles davam a um bem, o máximo que eles estariam dispostos a pagar pelo bem.

Ele então fez o mesmo para os vendedores, dando-lhes cartões que diziam seus custos, o preço mínimo pelo qual eles estariam dispostos a vender o bem.

Como Smith sabia os valores dos cartões que ele distribuiu, ele poderia calcular as curvas de oferta e demanda, além de prever o preço e a quantidade de equilíbrio. Então Smith deixou que os estudantes fizessem trocas em um leilão duplo em voz alta. Eles gritavam: "Eu vendo por $2!", "Eu compro por $1!" e assim por diante. Sempre que dois alunos concordassem com o negócio, o preço seria anunciado: "Vendido ao preço de $1,50!".

Se um vendedor com um cartão (que marcava o seu custo) de $0,75, por exemplo, aceitasse fechar negócio ao valor de $1 com um comprador que possuía um cartão de, por exemplo, $2,25 (o comprador poderia pagar qualquer valor abaixo desse), ele ganharia (em dinheiro de verdade) o valor pelo qual o negócio foi fechado ($1), menos o valor do seu cartão (que lembrando, representava seus custos), nesse caso, ele ganharia $0,25. Enquanto que o comprador ganharia o valor do seu cartão menos o valor ao qual a compra foi fechada, nesse caso, ele ganharia $1,25, que é o valor que ele conseguiu "economizar" em relação ao máximo que ele estava disposto a pagar.

Pagando os lucros com dinheiro de verdade, ele estimulava os estudantes a tomarem decisões da mesma forma que tomariam no mundo real.

E o que aconteceu? Os modelos teóricos de equilíbrio entre oferta e demanda diziam exatamente quantas vendas seriam feitas e por quais valores; e os resultados da experiência comprovaram as previsões com precisão surpreendente.

Por conta de seus experimentos, Vernon Smith se tornou pioneiro em economia experimental e ganhou o prêmio Nobel de economia de 2002.


Leia mais em:

Notícia de 2002 sobre o prêmio Nobel para Vernon Smith

Artigo em Espanhol sobre Vernon Smith

0 comentários:

Postar um comentário