24 de jan. de 2021

É incoerente que anti-socialistas acreditem em Teorias da Conspiração

Por que o socialismo não funciona?

Segundo Hayek, porque é impossível reunir toda a informação necessária para controlar um sistema tão complexo quanto a economia de um país inteiro. Há sempre inúmeras variáveis que fogem do controle dos planejadores centrais. Este foi o principal e mais influente argumento de Hayek contra o socialismo, apresentado ao mundo em um de seus mais importantes textos: O Uso do Conhecimento na Sociedade.

Resumindo então, o socialismo não funciona porque é impossível controlar coisas muito complexas.

Conspirações tendem a falhar pelo mesmo motivo, por isso eu me espanto com a quantidade de conservadores que usam os argumentos de Hayek quando o assunto é socialismo, que acreditam que um pequeno grupo de pessoas consegue controlar países, governos, veículos de mídia, universidades e as mais diversas instituições e ainda de forma discreta, sem que ninguém perceba.

Karl Popper, que teve uma boa influência de Hayek, explica isso melhor em A Sociedade Aberta e Seus Inimigos:

"Não quero sugerir que as conspirações nunca acontecem. Pelo contrário, são fenômenos sociais típicos. Elas se tornam importantes, por exemplo, sempre que pessoas que acreditam na teoria da conspiração entram no poder. E as pessoas que sinceramente acreditam que sabem como construir o paraíso na terra provavelmente adotarão a teoria da conspiração e se envolverão em uma contra-conspiração contra conspiradores inexistentes. Pois a única explicação de seu fracasso em produzir seu paraíso é a intenção maligna do Diabo, que tem interesse no inferno.

Conspirações ocorrem, isso deve ser admitido. Mas o fato surpreendente que, apesar de suas ocorrências, refuta a teoria da conspiração é que poucas dessas conspirações são bem sucedidas. Conspiradores raramente consumam sua conspiração.

Por que isto é assim? Por que as conquistas diferem tão amplamente das aspirações? Porque este é geralmente o caso na vida social, conspiração ou não conspiração. A vida social não é apenas uma prova de força entre grupos opostos: é a ação dentro de uma estrutura mais ou menos resiliente ou frágil de instituições e tradições, e cria - à parte de qualquer contra-ação consciente - muitas reações imprevistas nesse contexto, algumas delas talvez até imprevisíveis.

Uma das ações econômicas mais primitivas pode servir de exemplo para tornar bem clara a ideia de consequências não intencionais de nossas ações. Se um homem deseja urgentemente comprar uma casa, podemos seguramente assumir que ele não deseja aumentar o preço de mercado das casas. Mas o próprio fato de ele aparecer no mercado como comprador tenderá a elevar os preços do mercado. E observações análogas valem para o vendedor. Ou, para dar um exemplo de um campo muito diferente, se um homem decidir segurar sua vida, é improvável que ele tenha a intenção de encorajar algumas pessoas a investir seu dinheiro em ações de seguro. Mas ele fará isso mesmo assim. Vemos aqui claramente que nem todas as consequências de nossas ações são consequências intencionais; e, consequentemente, que a teoria da conspiração da sociedade não pode ser verdadeira porque equivale à afirmação de que todos os resultados, mesmo aqueles que à primeira vista não parecem ser intencionados por ninguém, são os resultados pretendidos das ações das pessoas que estão interessadas nesses resultados."

Resumindo a explicação de Popper, grandes conspirações tendem a não funcionar pelo mesmo motivo que o socialismo não funciona: porque é impossível ter controle sobre coisas muito complexas. Quando você tenta controlar coisas muito complexas, é comum que surjam consequências não-intencionais e que as coisas acabem fugindo do seu controle.

0 comentários:

Postar um comentário